A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (FEAGRO MT) é uma entidade de representação de classe profissional, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade de Cuiabá/MT, que tem por filiadas as Associações dos Engenheiros Agrônomos dos municípios de Mato Grosso.
Foi constituída em 09 de março de 2022, registrada no Cartório do 1º Ofício de Registro Notarial e Registral de Cuiabá/MT, em 02 de junho de 2022, sob o nº 39136, no Livro A-2063, às folhas 262/303, inscrito no CNPJ/MF nº 46.639.940/0001-26, filiada na Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), registrada como entidade de classe profissional junto ao sistema CONFEA/CREA/MUTUA.
Tem por finalidade unir e valorizar o Engenheiro Agrônomo e o Acadêmico de agronomia, defender as prerrogativas das atividades e atribuições profissional, coordenar e apoiar programas regionais que reduza as desigualdades geoeconômicas, apoiar a geração de novas tecnologias que auxilie o Produtor Rural, a agroindústria e a toda cadeia produtiva de alimentos e commodities no Estado de Mato Grosso, e também:
– Reivindicar junto ao Poder Público a participação do Engenheiro Agrônomo como membro titular nas Câmaras, Comissões e Conselhos.
– Promover parcerias e acordos de cooperação com os Órgãos do Poder Público em todas as esferas administrativas, autarquias e com as Instituições Privadas.
– Articular intercâmbios com entidades afins, para estabelecer acordos, convênios, procedimentos e parcerias com objetivos comuns e recíprocos em benefício de todo o segmento de atuação da Engenharia Agronômica.
– Promover a capacitação técnica, qualificação e valorização do Engenheiro Agrônomo.
– Elaborar, administrar, promover, coordenar e executar atividades e projetos cultural, educacional, social, científico e tecnológico.
– Promover Encontro e Congresso Estadual e Regional, Fórum Estadual de Lideranças, entre outros eventos de interesse aos Engenheiros Agrônomos.
– Coordenar ações articuladas entre as Associadas filiadas.
– Contratar serviços, projetos e produtos de qualquer espécie e natureza, com ou sem reservas.
– Estimular a criação de novas Associações dos Engenheiros Agrônomos municipais.